terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Adeus a Lula?


Minha mente se volta para a condenação de Lula em segunda instância e me pergunto o que pode significar isso para a nossa política.
Gostaria muito de acreditar que a condenação de Lula reflete que possuímos uma constituição e uma base moral sólida. Entretanto, sabemos que não é verdade. Nos últimos tempos, vemos o presidente Michel Temer cometendo atos que o levariam direto para um impeachment, mas com o apoio do congresso e a distribuição de emendas parlamentares, ele comprou a sua sobrevivência.
Se alguns estão acima da lei e outros não, posso afirmar que Lula não está. Não está porque ele ousou se opor àqueles que governam de fato esse país. Aqueles, não são a maioria dos cidadãos brasileiros que viam na candidatura de Lula uma forma de recuperar as conquistas sociais que estão indo para o abismo com o governo Temer.
Se damos adeus a Lula, deveríamos pensar: quem nos representará em 2018? Existe um descrédito de nossa classe política. Alguns oportunistas podem aproveitar da situação para chegar ha um lugar que nunca imaginaram.
Façamos um paralelo aos Estados Unidos. A onda de conservadorismo no mundo deu a cadeira da Casa Branca a Donald Trump. Lançado em 9 de janeiro de 2018, Fire and Fury: Inside the Trump White House, retrata que Trump é um presidente inapto e sem um plano de governo. Não precisamos ir muito longe. Doria em outubro de 2017 (dados do Data Folha) possuía apenas 32 % de aprovação. Bem, os norte-americanos e os paulistanos terão que dar conta do governante que escolheram.
Para as eleições presidenciais de 2018 nenhum partido possui um nome forte. Alguém confiável e fiel aos ideais partidários. Alguns, até ameaçaram em lançar um apresentador de TV para conseguir votos. Os partidos pecaram em trabalhar nas suas bases e desenvolverem nomes capazes de assumir um cargo tão importante.
A condenação de Lula demonstra mais que um revanchismo entre dois polos, mais que a perda de conquistas sociais, mais que ter deixado o mapa da miséria. A condenação de Lula representa o quanto nossa politica está pobre. Pobre de pessoas preparadas e dispostas para governar e construir de forma justa um país. Será que vamos entregar nossas vidas a um qualquer homofóbico, machista e condenado por insuflar o estupro ou vamos entregar nosso país a evangelizadores que em sua hipocrisia pretende rasgar a constituição e os direitos humanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário