sábado, 17 de setembro de 2016

Recortes sociais, porque sim!

Os recortes são importantes para garantir direitos há muito tempo negados aos oprimidos. Aqui, me refiro especificamente ao Feminismo, Movimento Negro e LGBTS.

Vez ou outra, eu vejo alguém deslegitimar os movimentos. Entretanto, tento criar um pouco de empatia para me colocar no lugar dessas pessoas e, tentar entender a opinião deles. A última foi a de um amigo que critica a questão dos recortes sociais e compartilha um vídeo da Lauren Southern, justificando que não é feminista porque quem está no movimento não luta por igualdade.

Bem, por que os recortes são importantes?

Não vejo a maioria dos homens lutando pelos direitos das mulheres. Não vejo a maioria dos brancos lutando pelos direitos de igualdade racial. Não vejo a maioria dos heterossexuais lutando contra a homofobia. Porque esses grupos, hoje, ainda oprimidos, teriam que generalizar as suas demandas? Já não é um fardo pesado demais entender a próprias e lutar por elas?

Foi através do feminismo que as mulheres conquistaram o mercado de trabalho e garantiram alguns direitos. Foi através das lutas abolicionista que a escravidão nas Américas acabou. O Movimento Negro, hoje, luta para que se tenha igualdade racial. A luta LGBTS visa garantir direitos, há muito conquistados pelos héteros, como o reconhecimento do casamento de pessoas do mesmo sexo.

Se todos esses grupos não tivessem se organizado e passado a olhar para si, eles pouco teriam avançados em suas conquistas . Foi importante que passassem olhar para si, entender que estão em situações desfavoráveis e, que se não gritassem continuariam mudos nas senzalas, apanhando dos maridos, dentro do armário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário